Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

24ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC acontece em setembro

Prova será no dia 17 com arena montada na Avenida Perimetral, em Santo André. Inscrições são gratuitas, mas os participantes deverão doar um litro de leite

São Paulo (SP) – A Volta Ciclística Internacional do Grande ABC, uma das mais importantes disputas do ciclismo nacional, terá sua 24ª edição no dia 17 de setembro. O tradicional evento, que aguarda sanção do governador para fazer parte do calendário oficial do turismo do Estado de São Paulo, reunirá ciclistas de diferentes categorias. Elite/Sub 23, Júnior e Open a partir de 30 anos, todos masculino, largarão em Paranapiacaba e percorrerão os sete municípios da região (São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Diadema e Santo André). Serão 126 km, sendo 66 km pelas cidades e mais 15 voltas no circuito de 4 km em Santo André, montado na Avenida Perimetral, onde competirão as demais categorias.

A prova será válida pelos rankings Paulista de Estrada e da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), classe 4. As inscrições serão gratuitas, mas os participantes deverão doar um litro de leite. Todo o arrecadado será entregue para ações sociais. As inscrições deverão ser feitas no site https://api.seuesporte.app/event/volta-abcd, até o dia 13 de setembro. O evento é aberto a ciclistas filiados. Para atletas que precisam fazer a renovação 2023, o link é https://cbc.bigmidia.com/atleta/, enquanto para a primeira filiação, o link é https://cbc.bigmidia.com/cadastroExterno/atleta.

“Teremos, mais uma vez, um grande evento percorrendo as cidades do ABC Paulista. A inclusão da prova no calendário oficial do turismo paulista confirma sua grande importância para a modalidade ao longo de mais de duas décadas. E, para ficar ainda melhor, ainda ajudaremos os trabalhos sociais com a doação do leite”, destaca o presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio Facex.

A Volta Ciclística Internacional do Grande ABC tem como tradição muito equilíbrio e um elevado nível técnico. O seu percurso é uma das atrações, uma vez que atravessa as sete cidades do Grande ABC Paulista, apresentando diferentes desafios aos ciclistas e ficando bem perto do público. Por isso, costuma atrair alguns dos principais nomes da modalidade na briga pelos primeiros lugares.

No ano passado, com chegada em Diadema, Kleber Ramos, da Unifunvic/Semelp/Gelog, de Pindamonhangaba, e Thayná Araújo, da equipe Santos Fupes, foram os vencedores da 23ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC.

Os maiores vencedores da prova na Elite são Luciene Ferreira, que subiu ao topo do pódio em seis oportunidades (2005/2009/2021/2023/2015/2017) no feminino, e, entre os homens, há três bicampeões: Daniel Rogelin (1998/2012), Jean Coloca (2003/2005) e Francisco Chamorro (2006/2008)

A 24ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABCD é uma realização da Federação Paulista de Ciclismo – FPC, com a supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e o apoio da Prefeitura Municipal de Santo André, por meio de suas Secretarias, e da Secretaria de Esportes do Governo de São Paulo.

Campeões

1998 – Daniel Rogelin (BRA)/Carla Camargo Gardenal (BRA)

1999 – Ryan Gray (EUA)/Janildes Fernandes (BRA)

2000 – José Reginaldo Cardoso (BRA)/Janildes Fernandes (BRA)

2001 – Márcio May (BRA)/Maria Lucilene Alves (BRA)

2002 – Hernandes Quadri Júnior (BRA)/Uênia Fernandes de Souza (BRA)

2003 – Jean Carlo Coloca (BRA)/Uênia Fernandes de Souza (BRA)

2004 – Renato Ruiz (BRA)/Maria Luzia Bello (BRA

2005 – Jean Carlo Coloca (BRA)/Luciene Ferreira Silva (BRA)

2006 – Francisco Chamorro (ARG)/Débora Gerhard (BRA)

2007 – Kléber Ramos (BRA)/ Kristien La Sasso (EUA)

2008 – Francisco Chamorro (ARG)

2009 – Breno Sidoti (BRA)/ Luciene Ferreira da Silva (BRA)

2010 – Edgardo Simon (ARG)/ Fernanda Souza (BRA)

2011 – Héctor Figueras (URU)/Sumaia Ali dos Santos Ribeiro (BRA)

2012 – Daniel Rogelin (BRA)/Luciene Ferreira da Silva (BRA)

2013 – Pedro Nicácio (BRA)/Luciene Ferreira (BRA)

2014 – Roberto Pinheiro da Silva (BRA)/ Valquíria Bento Pardial (BRA)

2015 – Alex Diniz (BRA) / Luciene Ferreira (BRA)

2016 – Murilo Affonso (BRA)/Cristiane Pereira da Silva (BRA)

2017 – Lucas Motta (BRA)/Luciene Ferreira (BRA)

2018 – Flavio Cardoso dos Santos (BRA)/Cristiane da Silva (BRA)

2021 – Micke Pereira (BRA)/Ana Paula Polegatch (BRA)

2022 – Kleber Ramos (BRA)/Thayná Araújo (BRA)

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações