Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

A fascinante história das bicicletas de montanha

A origem do MTB é básica: pessoas curiosas que queriam inventar algo diferente em busca de aventura. O MTB tem um quê de downhill, já que montanha tem tudo a ver com descidas.

Quem vê hoje mountain bikes altamente tecnológicas, campeonatos de várias modalidades em muitos países e um mercado gigante do segmento, não imagina que tudo começou de uma forma bem simples e experimental. Lá no começo, um ciclista que queria se aventurar nas montanhas praticamente montava sua bicicleta em casa e ia, apenas ia!

Califórnia, 1970

O ciclismo de estrada já existia, mas tinha quem queria inventar outra moda. Caras um pouco cansados de pedalar só no asfalto; queriam outros desafios, queriam trilhas e terrenos acidentados. Sim, ele, Gary Fisher, mais Eric Koshi, Charlie Kelly, Joe Breeze e Charlie Cunninghan. Os aventureiros pegaram bicicletas cruiser — para trajetos longos — e colocaram pneus largos para descer o Monte Tamalpais, na Califórnia.

Gary Fischer

Nessa época, a coisa era bem rudimentar mesmo; poucos praticantes, sem acessórios corretos nem equipamentos de segurança. As bicicletas tinham apelidos bem carinhosos: ‘clunkers’ (tranqueira) ou ‘trashmobiles’ (lixo móvel).

Primeiros upgrades

Gary Fischer, que era ciclista de estrada e mecânico, teve a boa ideia de melhorar as bicicletas. Não é à toa que ele é conhecido como o “pai do mountain bike”. Fischer adaptou freios de moto em sua bike Schwinn Excelsior, e também colocou marchas na até então single speed. Essas melhorias deixaram a bicicleta mais veloz e com melhor controle do piloto nas curvas, além de facilidade para subir morros.

Gary usava sua super mountain bike agora, e seus colegas começaram a ver as vantagens do modelo adaptado. Ela também atraiu curiosos, pessoas que começaram a querer se aventurar na modalidade também.

Mais upgrades

Logo que os amigos de Fischer viram as melhorias na bike do mecânico, eles começaram a pedir para ele fazer modificações nas próprias bikes. E, além do famoso piloto, outros bikers que também eram mecânicos começaram a fazer suas mudanças nas bikes. Era o princípio de um mercado.

Com a demanda cada vez maior de gente querendo bikes para descer morros, Fischer e Charlie Kelly então resolveram fazer sua própria companhia de bicicletas. O nome da empresa? Mountain Bikes!

Entra Tom Ritchey

Nesse momento, o também ciclista de montanha Tom Ritchey, teve participação muito importante na história do MTB. Elecriou sua empresa que leva seu sobrenome, focada em MTB´s, além de vários projetos de bicicletas junto à Mountain Bikes.

Tom Ritchey

Nesse estágio da trajetória do MTB mundial, esses novos empresários ciclistas partiram para o Japão, em busca de parceiros, e fecharam negócios com fábricas de lá para produzir as primeiras bicicletas para trilha.

Na época, ver uma bike com pneus largos, marchas e guidão mais reto não era comum. Porém, aos poucos, por causa da divulgação dos fabricantes e lojistas, as pessoas começaram a se acostumar com a ideia e entender o conceito.

O primeiro campeonato

O primeiro campeonato de mountain bike foi o Repack Downhill, em 1976. A disputa se concentrava em descer as montanhas no estilo time trial, ou seja, a disputa era pelo melhor tempo. A contagem era toda feita manualmente, com contadores de tempo analógicos, papel e caneta.

Registro da Rapack Race

Em 1983, os americanos realizaram o primeiro campeonato nacional da modalidade. E o primeiro Mundial veio em 1990, sob a sanção da União Ciclística Internacional (UCI), que reconheceu a modalidade como uma categoria oficial no mesmo ano. Depois disso, não demorou muito para a modalidade ingressar nos Jogos Olímpicos, e a estreia aconteceu nos Jogos de Atlanta-1996. No evento, os dois nomes que levaram os primeiros títulos da competição histórica foram a italiana Paola Pezzo e o holandês Bart Brentjens.

A primeira MTB produzida em série

Em 1980, a Specialized, empresa do ciclista Mike Sinyard, lançou a StumpJumper, (alguém que corre e pula por cima de tocos, troncos, raízes), que foi uma revolução nas bicicletas de MTB. O modelo continua sendo produzido e atualizado.

Foto: © David schulteiss

MTB em terras brasileiras

Aqui no Brasil, o mountain bike chegou com força no final dos anos 1980, e em 1988 aconteceu o 1º Mountain Bike Cup na Fazenda Hotel Jatahy, em Paraíba do Sul (RJ), organizado pelo piloto carioca Marcos Ripper. No mesmo ano, houve evento de MTB em São Paulo também.

Dali para a frente, o MTB só cresceu por aqui, tanto que hoje o país tem um dos melhores pilotos de cross country do mundo, Henrique Avancini.

Experimente o MTB

Sabe o que é o mais legal na história do mountain bike? Pessoas normais que só queriam se divertir e relaxar nas trilhas. Não é um esporte extremamente técnico e complexo. É claro que é necessário tomar alguns cuidados com a segurança e ter uma boa noção em técnica de pedal. Mas, no fundo, não é complicado.

Fonte: Revista Bicicleta

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações