A PRIMEIRA VITÓRIA CHEGOU – E QUE VITÓRIA!!
O Ciclismo Brasileiro está em júbilo! Após um hiato de dois anos, uma vitória – e com propriedade – de um ciclista brasileiro na Europa. O paulista Victor César de Paula, o “Vitinho”, da equipe ACR Roriz Cycling Academy/ SEISSA/ KTM de Barcelos/ Portugal, venceu nesse final de semana o Grande Premio Ayuntamiento Valdefresno/ Campeonato Castilla e Leon Juniores, na Espanha, com pontuação 1.14.5 para o Ranking da UCI. A Prova reuniu 115 ciclistas e 23 equipes de Espanha e Portugal, com 97 Km e várias subidas íngremes, vencida por Victor após uma fuga com seu companheiro de equipe Pedro Pinto na disputa do sprint, com o tempo de 2h26m55s.
Além da vitória, o brasileiro conquistou também as duas metas de montanha da prova, em um domínio total da equipe, com a dobradinha com Pedro Pinto. O outro brasileiro que representa a equipe, o sul mato-grossense Kahwa David, conquistou ainda a meta volante e a 17ª colocação na prova, além dos demais resultados expressivos para os ciclistas da equipe portuguesa, o que rendeu o título geral por equipes na competição. Cabe lembrar que os últimos brasileiros juniores a vencerem em terras ibéricas foram Marcos Levy da Matta e Vinícius Rangel, em 2019.
No final de semana passado, sábado dia 01/05, Victor César teve o seu primeiro compromisso com a equipe e a sua primeira disputa após o seu retorno esse ano para Portugal, há apenas 15 dias (está iniciando seu segundo ano como Junior), ao disputar o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada na cidade de Fafe, onde apesar de ter errado o percurso em uma curva, retornou ao pelotão e obteve ainda uma excelente 6ª colocação.
Natural de Igarapava-SP, Victor César de 17 anos, é outro ciclista revelado nas categorias de base da Copa São Paulo de Ciclismo (interior de SP), onde iniciou em uma etapa em sua cidade em 2017 com 13 anos. Além de Victor, outros dois ciclistas revelados na Copa São Paulo estiveram competindo em equipes européias como Juniores, Ruan Santana Guillen em Portugal (2017) e Marcos Levy da Matta na Espanha (2019), ambos com resultados expressivos, como as três vitórias de Marcos Levy na Espanha em 2019. Para Alessandro Giannini, educador físico e ex-técnico de equipes, um dos diretores da Copa São Paulo de Ciclismo, essa evolução de Victor é algo que impressiona. “Temos um claro exemplo de resultado da associação de um ciclista com extremo potencial e sua preparação adequada” referindo-se às suas características fisiológicas e técnicas para a modalidade. “Um orgulho nosso, uma alegria enorme essa sua primeira vitória, da forma como aconteceu. Certamente será um brasileiro que terá uma carreira profissional exitosa na Europa, isso depois de muitos anos”, comenta Giannini.
A próxima prova que Victor César e Kawah David irá disputar será nesse próximo final de semana, 15 e 16/05, a “XXVI Volta ao Concelho de Loulé de Juniores”, respectivamente, com 90,2 e 116,1 Km de percurso. Desde já, na torcida pelos nossos representantes em Portugal!