Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Atualização Antidopagem coloca cocaína e outras drogas como não consideradas doping

Depois de muita polêmica e meses de debates internos, o órgão máximo responsável pelo controle do doping no esporte publicou suas prescrições, entre as quais uma se destaca como contundente: o uso de drogas fora da competição não será considerado doping.

A AMA indicou que seu novo regulamento, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2021, de que a lista de substâncias dopantes que não deveriam aparecer em caso de controle, foi reduzida, pois retirou muitos medicamentos conhecidos da lista.

No que a própria AMA chama de “substâncias de abuso” (forma técnica de se referir às drogas sociais e comumente consumidas), faz um ponto importante: se o positivo ocorre em um controle fora da competição, um controle surpresa, um controle de rotina ou um controle periódico durante períodos de descanso ou treinamento pessoal, o positivo para essas drogas não contará para a sanção. Isso só será levado em consideração no decorrer de uma prova competitiva.

A lista é longa, mas a cocaína, a heroína, o ecstasy e a cannabis se destacam. A lista completa pode ser encontrada no próprio código, que é público e compartilhado pela própria WADA.

Como consequência, os processos judiciais e investigativos vão se multiplicar. O teste positivo para essas drogas fora da competição não isenta totalmente o atleta. Será feita uma avaliação para saber se este medicamento foi utilizado para melhorar o desempenho ou simplesmente como uma ação pessoal ou social. Em ambos os casos, a pena é bastante reduzida, sendo menor do que agora.

A legalização de algumas das chamadas drogas leves, como a maconha, em alguns países, com o objetivo de controlar o seu consumo, reduzir o tráfico de drogas e investir os impostos arrecadados nessas leis para a desintoxicação dos consumidores, colocou em xeque a regulamentação em vigor. A WADA está se adaptando a esta nova realidade, e cada país terá que fazer isso também.

Fonte: Revista Bicicleta

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Ligue agora para mais informações

Coronavírus: Suspensão Temporária de Eventos

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e pensando na segurança de atletas, treinadores e entes filiados nos campeonatos de CICLISMO e suas disciplinas, a FPC comunica a suspensão TEMPORÁRIA dos eventos estaduais, marcados fase vermelha em conformidade com o Decreto Estadual de nº64.994, que institui o Plano São Paulo.

A retomada das atividades ocorrerá nas diferentes fases Plano São Paulo e todos os entes filiados deverão utilizar-se do protocolo de biossegurança elaborado pelo Departamento médico FPC.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Federação Paulista de Ciclismo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.