Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Ciclistas do Team Funvic montam pista de MTB XCO em Pindamonhangaba

Pindamonhangaba ganhando uma nova pista para a prática do mountain bike XCO. Ela está sendo montada em uma área verde que fica entre os bairros Mombaça II e Jardim Mariana e que até pouco tempo, estava abandonada. A área arborizada chamou a atenção de dois jovens atletas da equipe de ciclismo Pindamonhangaba (Funvic/Semelp) que resolveram trabalhar para transformar o espaço em uma pista para os amantes do pedal.

Os dois começaram a limpar o local e traçar o caminho para a pista. O trabalho continuou e logo os dois receberam a ajuda da zeladoria da prefeitura de Pindamonhangaba para terminar a limpeza, como explica Euller Magno, um dos idealizadores da pista ao lado do amigo Víctor Andrade.

“Nós tivemos a ideia no início da pandemia, quando tudo parou. Sempre passamos pela área, pois fica próxima ao nosso alojamento e achamos que daria uma boa pista e então começamos a fazer a limpeza e a traçar um caminho por dentro da mata. O secretário de Esportes, Macedo, ficou sabendo e nos incentivou. O pessoal da prefeitura veio e fez a limpeza do terreno e isso nos motivou ainda mais”, disse o ciclista da Funvic.

A pista tem aproximadamente 3 km de extensão, podendo chegar a 4 km, e conta com obstáculos naturais do terreno e outros criados pelos idealizadores do projeto. Ela ainda está em construção e deverá ser concluída em breve, mas, já é possível pedalar por boa parte do seu percurso.

Víctor explica que a pista poderá ser usada por iniciantes e atletas experientes. “Era um espaço sem utilização e agora já ganhou vida. A pista poderá ser usada por iniciantes e por ciclistas mais experientes. Nosso objetivo é que isso transforme em um ponto de encontro e lazer para os amantes do mountain bike, principalmente depois que o prefeito Isael Domingues veio conhecer e aprovou nossa ideia”, disse.

O diretor técnico da Funvic/Pindamonhangaba, Francisco Manzo, parabenizou os dois ciclistas pela iniciativa, ressaltando que ações sociais e de preservação do Meio Ambiente, também fazem parte das premissas da equipe.  “Gostaria de parabenizar o Euller e o Víctor pela excelente iniciativa, dando vida a um lugar que estava praticamente abandonado. Ações sociais e a preservação do Meio Ambiente também fazem parte dos valores da equipe e uma ação como essa realça muito esse compromisso da equipe de ciclismo de Pindamonhangaba”.

A pista de MTB XCO fica às margens da avenida major Domingos Marcondes de Andrade, após o túnel da linha férrea, no sentido Jardim Mariana/Mombaça.

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações