Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

4 caminhos para ruas mais seguras aos ciclistas

Com o crescimento do número pessoas pedalando nas ruas durante a pandemia, há também o risco de aumento de acidentes envolvendo bicicletas, o que demanda mais segurança para ciclistas. Esse tipo de ocorrência vinha crescendo no Brasil já antes da crise sanitária.

Entre 2012 e 2018, o número de óbitos aumentou 45%, passando de 1.064 óbitos para 1.545, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Na última década, mais de 8 mil ciclistas morreram nas ruas brasileiras.

Depois das medidas de restrição de circulação por conta da pandemia de covid-19, os motoristas se tornaram mais pacientes com as bicicletas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Green Flag na Inglaterra. Apesar disso, medidas mais eficazes precisam ser tomadas para garantir a segurança dos usuários de bicicletas nas vias urbanas. Confira algumas soluções possíveis.

  1. Espaços exclusivos para ciclistas

O principal receio de quem pedala é dividir a via com automóveis e veículos maiores, como ônibus e caminhões. Esse medo tem fundamento, pois a falta de respeito à distância mínima (de 1,5 metro) aumenta o risco de atropelamento e a sensação de insegurança.

Dessa forma, a construção de espaços segregados do tráfego comum de outros veículos, como ciclovias e ciclofaixas, é fundamental para tornar os espaços urbanos mais seguros aos deslocamentos com bicicletas.

O ideal é que a infraestrutura seja permanente. Contudo, soluções temporárias de urbanismo tático, como as ciclovias pop-up adotadas em todo o mundo, podem ser um importante caminho para demonstrar a viabilidade dos espaços exclusivos para bikes.

  1. Sinalização de vias

Nos espaços reservados a bicicletas, a sinalização adequada é essencial para um deslocamento seguro de quem pedala. Os sinais devem estar inseridos dentro da infraestrutura urbana e também presentes tanto na bicicleta quanto na conduta do ciclista.

Os sinais na infraestrutura podem ser horizontais, como pintura de faixas em vermelho para destacar o espaço de bikes, ou verticais, como placas, informando a existência de ciclovia e distância mínima. A sinalização do ciclista deve incluir o uso de luzes e trajes que aumentem a visibilidade, além de avisos com as mãos sobre a mudança de direção da bicicleta.

  1. Educação traz mais segurança para ciclistas

Para aumentar a segurança nos deslocamentos por bicicletas, promover a educação viária é fundamental — tanto para quem pedala quanto às demais pessoas envolvidas no trânsito urbano, como motoristas, motociclistas e pedestres. O Código Brasileiro de Trânsito, além de normas e punições para infratores, oferece um verdadeiro manual de boas práticas para aumentar a segurança dos ciclistas.
O usuário da bike deve estar atento ao uso de equipamentos, como capacetes e espelho retrovisor, e respeitar as mesmas regras de tráfego do que outros veículos, como parar no semáforo vermelho e dar prioridade aos pedestres, além de seguir normas específicas de circulação de bicicletas (como a proibição de andar em calçadas).

Os motoristas e motociclistas devem manter uma distância mínima das bicicletas, dando a preferência aos ciclistas antes de virar à esquerda ou à direita. Além disso, devem respeitar o espaço da bike na margem das vias quando não houver ciclovias ou ciclofaixas.

  1. Fiscalização do trânsito

Para garantir o respeito às regras de trânsito e a segurança do ciclista, a autoridade de trânsito deve fiscalizar a fundo o cumprimento da legislação e punir os infratores. Órgãos fiscalizadores precisam impor limites de velocidade reduzidos em ciclorrotas, além de manter o caminho livre de carros estacionados nos espaços destinados a bicicletas.

As condutas irregulares devem ser punidas conforme a lei, que prevê da remoção de veículos à suspensão do direito de dirigir, no caso de motoristas de carros, ônibus, caminhões e motocicletas.

Fonte:https://mobilidade.estadao.com.br/

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Ligue agora para mais informações

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Federação Paulista de Ciclismo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.