Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Quem pedalou durante a pandemia, vai seguir de bicicleta

A tendência já foi detectada no Reino Unido; cerca de 93% dos novos ciclistas da pandemia vão continuar a pedalar. O resultado demonstra que o boom de até 300% no uso da bicicleta nas cidades já representa uma mudança permanente de comportamento para muitos.

O departamento de transporte inglês do Reino Unido divulgou um estudo que mostrou que 93% dos entrevistados disseram que continuariam a pedalar e andar mais depois que as restrições da pandemia fossem removidas.

Dados do governo mostram que os níveis de ciclismo aumentaram até 30% em alguns dias, durante a pandemia.

Entre maio e julho de 2020, 39% dos entrevistados relataram andar mais e 38% disseram que pedalavam mais do que antes do surto do coronavírus.

Daqueles que relataram andar ou pedalar mais, 94% acharam provável que continuariam a pedalar e andar mais, uma vez que as restrições de viagem fossem removidas.

Onde o uso do transporte público continua a ser desencorajado, sempre que possível, após o recente aumento de casos em todo o país, o ciclismo está aparecendo para alguns como a opção mais segura para viajar.

Além disso, de todos os entrevistados da pesquisa, 86% expressaram preocupação com sua saúde ao pensar em usar meios de transporte públicos (por exemplo, ônibus, avião, trem), em comparação com 19% em relação aos modos privados (por exemplo, caminhar, andar de bicicleta, carro particular). Os modos compartilhados (por exemplo, táxi, esquemas de bicicletas compartilhadas) foram uma preocupação para 68% dos entrevistados.

Os resultados da pesquisa mostraram que os entrevistados se sentiram menos preocupados com sua saúde ao considerarem o uso de carros e bicicletas pessoais (17%) em comparação com 91% dos entrevistados preocupados em usar meios de transporte mais lotados, como o metrô de Londres. O uso de bicicletas aumentou em média 130% dos níveis de pré-bloqueio;

Para a Cyclingindustry.news, um dos principais varejistas de micromobilidade do Reino Unido, a Pure Electric, comentou sobre os dados recentes. Tom McPhail, diretor de relações públicas disse: “É notável que as pessoas se preocupem com os esquemas de bicicletas compartilhadas. Esta pesquisa foi conduzida antes do início dos testes de scooters elétricas compartilhadas; no entanto, essas descobertas ilustram os problemas colocados pelo aluguel de veículos compartilhados. Em contraste, as e-scooters privadas oferecem os mesmos benefícios sociais que as scooters alugadas; elas também são mais ecológicas e eliminam quaisquer preocupações sobre o risco de infecção.”

“Existem agora algumas atitudes e comportamentos claros emergindo. As pessoas voltaram rapidamente a dirigir seus carros. O ciclismo e a caminhada aumentaram, mas, em termos relativos, o uso do carro ainda domina os hábitos de transporte das pessoas. As pessoas também se sentem claramente desconfortáveis ​​em usar o transporte público, especialmente o metrô; temos que pensar em termos de uma mudança de longo prazo no uso do transporte”, acrescentou.

Em junho, o secretário de viagens do Reino Unido, Grant Shapps, comentou sobre esses dados: “Queremos usar essa recuperação para mudar permanentemente a forma como viajamos. Com enormes níveis de investimento, estamos apresentando melhorias no transporte verde que, de outra forma, levariam anos, senão décadas, para serem alcançadas”.

Por aqui, será que os estoques zerados nas lojas e as ciclovias cada vez mais cheias são indicativos de que o Brasil seguirá nesta trilha também?

Fonte: Revista Bicicleta

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações