Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

A ”era de ouro” da bike?

“Essa deve ser uma nova era de ouro para o ciclismo.”

A frase é de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, dita no último dia 6, em meio a uma série de medidas de incentivo ao uso da bicicleta na Europa. O plano de países como França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e Bélgica é apostar na bike para combater a pandemia do novo coronavírus.

Por meio de incentivos financeiros, alguns desses países preveem uma adesão maior às bicicletas e uma queda nas aglomerações nos transportes públicos das grandes cidades. A maior parte da Europa já entrou numa fase de relaxamento do isolamento social depois de quase dois meses.

No último sábado (9), o secretário dos Transportes britânico, Grant Shapps, anunciou um pacote bilionário para o incentivo do ciclismo e também das caminhadas. A ideia é investir 2 bilhões de libras (R$ 14,3 bilhões).

Desse montante, 250 milhões de libras (R$ 1,8 bilhão) será usado para a implantação de ciclovias temporárias nas cidades. Cidadãos que não pedalavam há tempos ainda receberão um incentivo financeiro para reformar suas bicicletas.

A França também passou a investir mais na sua infraestrutura voltada ao ciclismo. Dias atrás, a ministra dos Transportes do país, Roxana Maracineanu, ressaltou a importância do uso da bicicleta nessa nova fase do combate ao coronavírus. No país, porém, existe a recomendação de que os ciclistas priorizem a distância de dez metros entre eles. Por isso, a ampliação da malha cicloviária em Paris, por exemplo, é tão importante.

Vale ressaltar que os países europeus vivem uma fase distinta em relação ao Brasil. Por aqui, a recomendação ainda é ficar em casa, se possível. A bicicleta será importante daqui a algumas semanas, com o relaxamento do isolamento social.

Fonte: uol.com.br

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Ligue agora para mais informações

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Federação Paulista de Ciclismo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.