Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Socorro, em SP, é um destino perfeito para os cicloturistas

Nos últimos anos, o cicloturismo vem crescendo de forma significativa no Brasil. Com a chegada de novos modelos e tecnologias de equipamentos e acessórios, além do aumento da procura por passeios em meio à natureza, a modalidade vem ganhando mais espaço. E Socorro, no interior paulista, é o destino ideal para essa prática, graças ao terreno montanhoso, às belas paisagens e a infraestrutura de trilhas.

No final de 2019, a Prefeitura da cidade lançou o projeto “Socorro, Destino Duas Rodas”. Fazendas de café, hotéis, pousadas, agências de turismo receptivo e pontos turísticos passaram a oferecer ou se transformaram em locais para passeios.

Há percursos de diferentes níveis de dificuldade e distâncias, que combinam trechos de asfalto e terra e passam tanto pelo centro da cidade quanto por bairros da zona rural. Um dos mais bacanas é a travessia de Socorro à Pedra Bela, que acontece por 33 km entre subidas e descidas, com paradas para piqueniques e mergulhos em cachoeiras. Ainda para quem gosta de água, uma alternativa imperdível é a que passa pelo Mirante do Cristo e termina na cachoeira de Camanducaia.

Outra opção é a Trilha dos Morros, que começa na Praça da Matriz e segue até o Mirante Pedra Bela Vista e o Pisco da Cascavel. São apenas 39 km, mas 1.411 metros de subida acumulada, o que eleva muito o grau de dificuldade.

Mais moderada, porém bem mais longa, com 108 km, é a Rota Café Aventura, entre Socorro e a cidade mineira de Bueno Brandão, logo na divisa entre os dois Estados. No trajeto dá para visitar mirantes, fazer paradas estratégicas para compras e provar comidas típicas em fazendas.

No quesito visual, poucas trilhas ganham da entre Socorro e o Morro Pelado, em Águas de Lindoia, de 66 km, que proporciona uma espetacular vista para as duas cidades e também para Lindoia e Monte Sião. Uma experiência realmente inesquecível.

Fonte: https://www.segs.com.br/

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Ligue agora para mais informações

Clique na imagem e veja o resultado das provas

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Federação Paulista de Ciclismo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.