Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Engarrafamento no fim: a chegada mais incrível do ciclismo olímpico

A prova de estrada do ciclismo é um teste de resistência em que, normalmente, muito poucos conseguem brigar pela vitória no fim. Porém, nas Olimpíadas de Tóquio 1964, o desfecho da disputa masculina foi surpreendente e diferente. Nada menos que 99 ciclistas cruzaram juntos a linha de chegada. A diferença entre o medalhista de ouro e o 99º colocado foi de apenas dois décimos de segundo.

O ciclista italiano Mario Zanin no topo do pódio em Tóquio 1964
Foto: Keystone/Hulton Archive/Getty Images

Em Tóquio 1964, a prova individual masculina de estrada reuniu 132 inscritos, entre eles grandes lendas do ciclismo. O principal destaque era o belga Eddy Merckx, o Canibal, cinco vezes vencedor da Volta da França e considerado por muitos o maior ciclista da história.

Porém, a disputa se deu em condições atípicas, e isso provocou o incrível nivelamento dos competidores na pista.

Dois fatores explicam o desfecho mais apertado da história.

Primeiro, o percurso de 195km era praticamente sem elevação: o ponto mais alto ficava a 65 metros de altitude. Ou seja, não havia o desafio de subidas íngremes, que costuma separar os ciclistas. Além disso, a prova aconteceu sob chuva, limitando a aceleração máxima dos atletas mais velozes.

Assim, todos os competidores que completaram a prova cruzaram a linha de chegada num único pelotão engarrafado, todos com o tempo de 4h39min51s, separados apenas pelas frações de segundo. Em primeiro, ficou o italiano Mario Zanin, ciclista que teve uma carreira de pouco brilho. Exceto, justamente, o brilho dourado do topo do pódio olímpico.

Fonte: Globo Esporte

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Ligue agora para mais informações

Coronavírus: Suspensão Temporária de Eventos

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e pensando na segurança de atletas, treinadores e entes filiados nos campeonatos de CICLISMO e suas disciplinas, a FPC comunica a suspensão TEMPORÁRIA dos eventos estaduais, marcados fase vermelha em conformidade com o Decreto Estadual de nº64.994, que institui o Plano São Paulo.

A retomada das atividades ocorrerá nas diferentes fases Plano São Paulo e todos os entes filiados deverão utilizar-se do protocolo de biossegurança elaborado pelo Departamento médico FPC.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Federação Paulista de Ciclismo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.