Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Fases de pedalagem e músculos envolvidos em cada uma

Quando movemos as pernas empurrando os pedais, nem paramos pra pensar nesse movimento, e em como ele é importante no desempenho do pedal. Dependendo de como você pedalar, fará mais esforço ou poupará energia quando precisar. Entenda nessa matéria quais são as fases de um giro de pedal.

O que é pedalar, fases de pedalada e os músculos envolvidos

Pedalar consiste no movimento circular que realizamos no movimento central. Mas nem todos são iguais e há um tipo de pedalada mais eficiente que outra. Basicamente, há pedais de pistão e pedais redondos. O primeiro é típico dos ciclistas que têm pedais sem clip (sapatilha e pedal de encaixe) e estão “pisando” nos pedais, desperdiçando todo o movimento traseiro; é também o tipo de pedal que acontece quando avançamos em pé na bicicleta. Por outro lado, o pedal redondo é o mais otimizado, e é aquele, com clip, em que as duas pernas estão sempre fornecendo impulso em qualquer ponto do movimento circular. Mas, para entendê-lo melhor, veremos suas fases.

Empurrão da fase 1

Começar de uma parada é o que nos dá força suficiente para equilibrar e começar a pedalar. Aí exercemos força sobre o pedal para frente e para baixo e nosso quadríceps é responsável por transmitir a potência aos pedais.

Tração da fase 2

Quando o pé se aproxima do ponto mais baixo do pedal, a perna é esticada para começar a se retrair novamente. É aqui que gêmeos, isquiotibiais e glúteos entram em cena.

Elevação da fase 3

Essa fase é onde um pedal eficiente é diferente daquele que não é. Quando o pé começa a subir novamente por trás, não devemos nos deixar levar pelo aperto do pedal oposto, mas sim puxar o pé para compensar os esforços. Nesta fase, são os músculos do quadril que fazem o trabalho.

Avanço da fase 4

No final de um ciclo de pedalada, terminamos de pegar o pedal por trás e começamos a empurrar para frente novamente.

Fonte: https://www.brujulabike.com/fases-pedaleo-musculos/

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Ligue agora para mais informações

Clique na imagem e veja o resultado das provas

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Federação Paulista de Ciclismo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.