Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Bike Fit: Como deixar sua magrela perfeita para girar pela cidade

Extraído do site jornaldebrasilia.com.br, por Fabrício Lino

“Moço, eu queria uma bicicleta só para andar no final de semana!” Frases como essa, quando ditas na empolgação e sem uma (ainda que mínima) orientação prévia, podem fazer com que o prazer de andar de bicicleta se torne um tormento de dores pelo corpo!

É bem verdade que no mundo do ciclismo, triatlo e/ou mountain bike, o “bike fit” já virou etapa obrigatória antes de girar com a bicicleta. Mas quando o objetivo é apenas espairecer aos finais de semana, ou somente se deslocar de casa para o trabalho, a grande maioria compra a bicicleta apenas pelo tamanho do quadro (pequeno, médio ou grande conforme tabela fornecida pela maioria dos fabricantes) e, no máximo, ajusta a altura do banco. O resultado dessa aventura pode variar de um cansaço excessivo para pedalar, passando por dores na lombar ou cervical, e até chegar a uma dormência recorrente nas mãos. E é por isso que o “bike fit” é fundamental para todos que pretendem usufruir dos benefícios da bicicleta.

Mas, o que é um “bike fit”? Esse serviço nada mais é do que uma ferramenta espetacular para direcionar o futuro ciclista (seja ele qual for) para uma aquisição e uso corretos da bike. Nele, o profissional irá analisar o objetivo e o biotipo do ciclista e, a partir daí, irá orientá-lo quanto ao tipo e tamanho ideal de quadro, tamanho e altura do banco, tamanho do avanço (peça que possibilita deixar o guidão mais próximo ou mais afastado do quadro), largura do guidão, tamanho da pedivela (peça que liga o pedal às engrenagens), etc. São diversos os ajustes possíveis, sempre visando extrair o melhor do usuário e da bicicleta.

O ideal é que todos os ciclistas, todos mesmo, desde os pequenininhos, fizessem o “bike fit”. Seja na hora de comprar a bike, seja para ajustar a que já tem, pois não existe essa de bicicleta barata e ruim x bicicleta cara e boa. Existe, sim, a bicicleta ajustada ao seu bolso e ao seu biotipo conforme a modalidade e o objetivo almejado.

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações