Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Exercícios para fazer em casa que ajudam nas pedaladas

Pedalar é um exercício físico muito completo, que envolve diversas partes do corpo e traz melhorias incontestáveis para a nossa saúde. Porém, além da bicicleta, existem diversos outros exercícios que, se aliados às pedaladas, podem trazer ainda mais benefícios. Alguns deles podem, inclusive, melhorar o seu desempenho na hora de pedalar.

Mas, nem todos têm condições de frequentar academias, por questões financeiras ou por ter uma rotina apertada. Além disso, os exercícios realizados em casa são perfeitos para quando não podemos sair para pedalar, como em dias chuvosos ou em situações de pandemia, como a do coronavírus, que exige o fechamento de academias e o isolamento domiciliar.

Pular corda

A maior vantagem de pular corda é que este é um exercício extremamente simples e que pode ser feito em qualquer lugar. Além disso, com o movimento realizado, você fortalece as pernas, as panturrilhas e os tornozelos, adquirindo velocidade, condicionamento e força. Ou seja, fácil de fazer e ideal para melhorar o desempenho na bicicleta.

Barra fixa

A barra fixa é um equipamento barato e simples de instalar e usar. O exercício feito na barra fixa ajuda em alguns movimentos essenciais nas pedaladas, como o de puxar o guidão em uma subida ou de empurrá-lo nas descidas. Mesmo sendo um equipamento muito simplório, a barra fixa permite uma enorme variação de exercícios, todos com diferentes benefícios para o corpo e para os músculos.

Caminhada na esteira

A caminhada é um exercício muito útil para os ciclistas, considerando que melhora o fluxo respiratório e a capacidade cardíaca, além do óbvio fortalecimento que promove nas pernas. Usando uma esteira elétrica, você consegue obter todos esses benefícios da caminhada gastando menos tempo de treino e sem sair de casa.

Flexão de braços

Um exercício que não exige nenhum equipamento e que pode ser adequado a diferentes níveis de dificuldade, se encaixando com as necessidades de qualquer corpo. Só isso já bastaria para que a flexão de braço fosse um dos melhores exercícios para os ciclistas, mas ela ainda nos ajuda a lidar com o nosso próprio peso, o que é importantíssimo para pedaladas em lugares mais íngremes.

Agachamentos

Assim como as flexões, os agachamentos também não exigem o uso de nenhum equipamento e podem ser feitos de qualquer lugar, mesmo com pouco espaço. Este exercício também conta com uma grande variação de estilos, todos eles fortalecendo as pernas, o que ajuda muito na hora de pedalar. Porém, é preciso tomar alguns cuidados ao fazer os agachamentos: manter a cabeça sempre alinhada ao corpo e o abdômen reto. Caso contrário, você estará forçando o seu quadril, e não as pernas.

Fonte: Revista Bicicleta

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Ligue agora para mais informações

Coronavírus: Suspensão Temporária de Eventos

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e pensando na segurança de atletas, treinadores e entes filiados nos campeonatos de CICLISMO e suas disciplinas, a FPC comunica a suspensão TEMPORÁRIA dos eventos estaduais, marcados fase vermelha em conformidade com o Decreto Estadual de nº64.994, que institui o Plano São Paulo.

A retomada das atividades ocorrerá nas diferentes fases Plano São Paulo e todos os entes filiados deverão utilizar-se do protocolo de biossegurança elaborado pelo Departamento médico FPC.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Federação Paulista de Ciclismo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.