Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Como manter os objetivos e treinos durante a quarentena

Estamos vivendo tempos de reinvenção, dúvidas, ansiedades e, uma das atividades que mais nos faz sentir vivos e libertos, também esta sendo tirado de nós aos poucos.

Quem mora em São Paulo, já está sentindo há mais tempo a dificuldade de pedalar ao ar livre e quem ainda está saindo, acaba fazendo treino solo. Como manter-nos otimistas e com o treinos em dia quando não temos perspectiva de como as coisas vão caminhar? Não temos mais provas no calendário, então, treinar pra que, não é mesmo? Errado! 

Sei também que muitos ciclistas torcem o nariz para as novas tecnologias, mas, para esses eu digo: Temos que evoluir junto com o mundo. E se temos tecnologia para ajudar-nos a treinar, por que não? 

Existem rolos inteligentes e também aplicativos que simulam corrida, como um vídeo game. E você não precisa ter um rolo inteligente para estar num aplicativo de simulação de corrida / percursos como o Zwift. Basta você ter medidor de potência ou até mesmo, apenas o medidor de cadência e velocidade para conectar. 

Já estou vendo algumas assessorias passarem desafios em ambientes virtuais e também já vi algumas provas serem organizadas pelo Zwift. 

Ontem, 05/04 o Tour de Flanders foi disputado virtualmente e transmitido ao vivo pelo Youtube. Ainda pelo Zwift, a organização do Haute Route (uma prova de 7 dias na montanha), também organizou 3 dias de pedal pelo Zwift. Foram vários horários por dia e em cada horário tinha cerca de 3 a 6 mil pessoas participando em cada horário, pasmem! Não vai demorar muito para que outras provas sigam pelo mesmo caminho.

Esse é o futuro? Não sei… Confesso que eu nunca fui amante dos rolos de treinamento, sempre preferi sair pra rua, mas, acho que o papo aqui não é muito sobre querer, gostar, mas sim, PRECISAR. 

Marcar treinos virtuais com seu time e amigos também faz toda diferença na motivação. Principalmente se, além de tudo, ligar o Zoom ou outro aplicativo por vídeo para manter o contato visual com seus parceiros de pedal. 

Então, gente, não tá bom pra ninguém. Estamos todos no mesmo barco, só nos resta agora fazer nossa parte e tornar essa quarentena o mais prazerosa possível, trabalhando com o que temos e torcendo para que tudo isso passe e que em breve, possamos nos encontrar pessoalmente nos treinos e provas. 

Bons treinos!

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Ligue agora para mais informações

Coronavírus: Suspensão Temporária de Eventos

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e pensando na segurança de atletas, treinadores e entes filiados nos campeonatos de CICLISMO e suas disciplinas, a FPC comunica a suspensão TEMPORÁRIA dos eventos estaduais, marcados fase vermelha em conformidade com o Decreto Estadual de nº64.994, que institui o Plano São Paulo.

A retomada das atividades ocorrerá nas diferentes fases Plano São Paulo e todos os entes filiados deverão utilizar-se do protocolo de biossegurança elaborado pelo Departamento médico FPC.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Federação Paulista de Ciclismo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.