Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Mulheres são o destaque na 2ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, na cidade de Cajuru-SP

Texto: Divulgação CSPC

Foto: Ana Santos

No mês da primavera a cidade de Cajuru-SP recebeu, no último dia 26 de setembro, a 2ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo – CSPC 2021, campeonato oficial de ciclismo vinculado à Federação Paulista de Ciclismo, a qual retoma seu calendário de competições esportivas no Estado de São Paulo, após uma pandemia que parou o mundo. Com a retomada das competições no Estado de São Paulo, as mulheres estão marcando cada vez mais presença nas competições de ciclismo e mountain bike mostrando um considerável crescimento de participantes e a cidade de Cajuru sempre mostrou tradição nos esportes a pedais na região de Ribeirão Preto, por conta das competições sempre serem realizadas na estrada vicinal que liga a cidade de Cajuru a Santa Rosa de Viterbo, com participações de equipes de várias regiões do Estado de São Paulo e também do sudoeste de Minas.

O domingo da competição foi de temperatura amena, com céu ensolarado e momentos de pequena chuva que chegou dando uma trégua no calor da semana, algo que propiciou a performance dos ciclistas que superaram as pesadas subidas da estrada, em alguns trechos de alta inclinação, testando a resistência e a força dos ciclistas, nas 9 categorias oficiais da Prova.

Com excelente realização da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo da Prefeitura de Cajuru, através do empenho do Secretário de Esportes, Cultura e Turismo, Luciano Antônio da Silva e a Diretora de Esportes: Renata Jacob Segantini, com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, além dos apoios locais da Vila Atlética Academia, Alcans Telecom e faculdades Unip, junto aos demais funcionários da Prefeitura e monitores da Secretaria de Esportes, bastante elogiada pelos atletas, com direito a recepção com café da manhã oferecido a todos os participante.

A prova contou ainda com mais de 15 ciclistas iniciantes do município, distribuídos em 2 categorias extraoficiais (masculino e feminino), numa disputa aberta para todo tipo de bicicleta, em um campeonato que sempre esteve presente por 27 anos nessa cidade, onde a primeira prova de ciclismo em Cajuru foi na data de 14 de agosto de 1994, organizada pelo secretário de esportes daquela época, Luis Henrique Tosetti (in memorian). Mais tarde (2008) a cidade foi palco de largada do Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo e daí por diante a cidade passou a fazer parte de uma competição oficial de ciclismo de estrada, anualmente proporcionando uma das melhores Provas de Estrada realizadas no interior paulista a cada temporada da CSPC.

Na principal categoria da Copa, a Elite, a prova foi vencida pelo ciclista da equipe de Araraquara (Nacional Bikes/ Fundesport), Rafael Cesar Generoso, em uma prova com 92 Km de percurso para esta categoria, completando-a com o tempo de 2h28m36s, chegando em larga vantagem diante do seu colega de equipe: Gabriel Montagner da Silva, que ficou na 2ª colocação em disputa acirrada de Sprint com o 3º colocado: João Pedro Martins de Moraes (Life Medical/ Laser Medical Group/ Guaxupé-MG) onde os 5 primeiros colocados protagonizaram uma fuga antes da metade da prova, consolidando-a até o final. Já na Categoria Master-A (30 a 39 anos), também com a mesma quilometragem e tempo de 2h29m35s, a prova foi vencida por Geraldo Cerniato Junior, também da equipe de Araraquara-SP (Nacional Bikes/ Fundesport) que mantém a liderança do ranking na categoria.

Entre os 128 participantes da competição, o destaque ficou para as mulheres, que cada vez mais estão buscando a modalidade para a prática do esporte a pedal e Cajuru foi destaque em quantidade de participantes; sendo 11 ciclistas na categoria open feminino e 13 ciclistas na categoria iniciantes feminino, onde a categoria Open Feminino foi vencida pela araraquarense Lusuelen Domingues dos Santos, com o tempo de 1h14m10s os 43 km de prova percorridos, seguida por Carolina Ferreira, da cidade de São Joaquim da Barra. A terceira colocação ficou para Paula Aranda Prado, da equipe Tem Barra Bonita de Ciclismo/ Barra Bonita-SP. No ciclismo feminino exclusiva as ciclistas de Cajuru, o destaque ficou para Angela Constâncio da Rocha, seguida por Maria Aparecida Otaviano Fernandes, Bruna dos Santos Almeida e Nádia Cristina.

Entre os mais “veteranos” da CSPC na categoria Master-D (60 anos acima), também com uma prova de 43 Km percorrida em 1h51m53s, a competição foi vencida por João Batista de Toledo, da equipe Sport Bike/Rio Claro-SP, ele que é o líder dessa categoria e segue mantendo a mesma de forma já isolada.

A Copa São Paulo de Ciclismo abrange atualmente toda a região central e nordeste do Estado de São Paulo e promove não somente o ciclismo de alto rendimento, mas também as categorias de base e os ciclistas estreantes por todas as cidades que realizam as etapas. Para os organizadores e diretores da Copa São Paulo de Ciclismo, Wéder Teixeira e Alessandro Giannini, foi “uma satisfação muito grande poder voltar à cidade de Cajurú, em uma cidade que possui ciclistas de extremo potencial onde a administração esportiva do município, sob o comando do prefeito Alex Moretini, muito orgulhou-nos prestigiar a prova do início ao fim, mostrando a todos os ciclistas que prioriza a diversidade esportiva e vem oferecendo uma gama de oportunidades à população”.

A próxima etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, 3ª etapa da temporada, será realizada no dia 17 de outubro na cidade de Igarapava, em um circuito de estrada com 9 km de extensão.

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações