Após uma primeira leva de inscritos na Elite, agora chegou a vez das demais categorias se credenciarem para a Prova Ciclística 9 de Julho. Ciclistas federados no masculino podem se inscrever na Júnior e na Open Master. Homens e mulheres da Elite e da Sub-23 que não se inscreveram ainda podem se juntar ao pelotão.
A prova será realizada no dia 8 de Junho, segunda-feira, em um inédito circuito montado entre as Rodovias Anchieta e Imigrantes. O pelotão masculino larga junto às 7h da manhã para uma grande volta de 104km. As mulheres largam 9h30 para uma disputa de 74km.
Com supervisão da Federação Paulista (FPC) e da Confederação Brasileira (CBC), a Prova Ciclística Internacional 9 de Julho contará pontos para os rankings paulista e brasileiro. Há também premiação em dinheiro para os cinco primeiros ciclistas que cruzarem a linha em cada pelotão. E pódio e troféu para os cinco primeiros colocados de cada categoria.
REGRAS IMPORTANTES
Importante ressaltar que a prova tem seis pontos de corte no circuito e que os ciclistas que passarem com uma diferença superior a 5 minutos do pelotão principal, tanto no masculino quanto no feminino, serão desclassificados e precisarão entrar no carro da organização, popularmente conhecido como carro-vassoura.
9 DE JULHO: MAIS DO QUE UMA DATA
A Prova Ciclística 9 de Julho foi criada em 1932 pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista e realizada pelo jornal A Gazeta Esportiva a partir de 1933. O feriado só passou a vigorar para o Estado de São Paulo no ano de 1997.
Cásper Líbero instituiu que a prova poderia ser disputada em qualquer data do mês de julho. Inclusive, a primeira edição foi disputada no dia 16 de julho de 1933. O paulista José Magnani foi o primeiro campeão, repetindo a conquista no ano seguinte e em 1940.
Ao longo dos anos, os principais nomes do país e do exterior prestigiaram o evento, colocando-o em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional.
O velocista argentino Francisco Chamorro é o maior vencedor da 9 de Julho, com quatro conquistas, sendo a última delas no ano passado. Entre as mulheres, as maiores vencedoras são a franco-brasileira Cláudia Carceroni e Luciene Ferreira, ambas com quatro títulos. A atual campeã na Elite feminina é Alice Mello.
- Estrada
- 2 de julho de 2024