Manoplas para MTB: Qual escolher?
Os Materiais
O primeiro e principal fator a ser levado em consideração é o material de fabricação. Existem basicamente três tipos de materiais: espuma, silicone e borracha. Esses três modelos, como regra geral, são adaptados à pressão, embora também haja uma variedade de manoplas de mountain bike com outros tipos de fixação.
Espuma
A espuma é aquele material poroso e altamente deformável que é mais compacto quando se trata de mountain bike. De fato, ela é mais abundante, especialmente porque é totalmente versátil e funcional para qualquer modalidade de ciclismo. São manoplas muito leves, são confortáveis, baratas e com durabilidade aceitável. Normalmente, é mais uma espuma de neoprene do que uma espuma típica, e é fabricada em várias densidades e espessuras, dependendo do peso e conforto desejados.
Silicone
As manoplas de silicone são possivelmente as mais confortáveis de todas. Além disso, eles podem ser as mais duráveis dos três principais materiais. E por ser um material não absorvente, repele o suor que escorre dos punhos.
Borracha
Finalmente, as manoplas de borracha ganharam o nome de multiuso. São, sem dúvida, as que apresentam a maior variedade de desenhos, devido às possibilidades que o material admite, e que não afetam muito, seja qual for o desenho, sua boa durabilidade. Elas têm esses desenhos porque o material base é um pouco menos aderente que o silicone, por exemplo. São muito versáteis, mas um pouco menos confortáveis que o silicone e a espuma.
Outros fatores
O material não é a única variável a considerar. Existem outras secundárias, mas importantes quando se trata de escolher garras para mountain bike.
Primeiro de tudo, por exemplo, seu sistema de fixação. Como mencionamos, a maioria das manoplas é inserida por pressão, mas também existem vários modelos que são colocados com fixações, com um sistema de travamento. Este sistema adiciona um pouco de peso às manoplas, devido às próprias peças de fixação, mas fornece um ajuste total e absoluto, para que a manopla nunca se mova. E assim também fica um pouco mais fácil de encaixar do que por pressão.
Por fim, também existem modelos, independentemente dos materiais, embora sejam em sua maioria borracha, que agregam uma forma ou design ergonômico. Manoplas assim têm um mercado muito específico: pessoas de modalidades como maratona ou algo parecido, que passam muitas horas pedalando; ou pessoas que sofrem de algum tipo de problema ou desconforto nos ossos, músculos ou tendões da mão, para as quais são adequadas porque melhoram a superfície de suporte, embora piorem a aderência.
De qualquer forma, independentemente do material de fabricação, das características de fixação e do design ergonômico ou não, manoplas são um complemento muito barato. Ou seja, você não deve economizar em nada para ter comandos de mountain bike perfeitos para suas características e disciplina.
Fonte: Revista Bicicleta