Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Ciclistas do Team Funvic montam pista de MTB XCO em Pindamonhangaba

Pindamonhangaba ganhando uma nova pista para a prática do mountain bike XCO. Ela está sendo montada em uma área verde que fica entre os bairros Mombaça II e Jardim Mariana e que até pouco tempo, estava abandonada. A área arborizada chamou a atenção de dois jovens atletas da equipe de ciclismo Pindamonhangaba (Funvic/Semelp) que resolveram trabalhar para transformar o espaço em uma pista para os amantes do pedal.

Os dois começaram a limpar o local e traçar o caminho para a pista. O trabalho continuou e logo os dois receberam a ajuda da zeladoria da prefeitura de Pindamonhangaba para terminar a limpeza, como explica Euller Magno, um dos idealizadores da pista ao lado do amigo Víctor Andrade.

“Nós tivemos a ideia no início da pandemia, quando tudo parou. Sempre passamos pela área, pois fica próxima ao nosso alojamento e achamos que daria uma boa pista e então começamos a fazer a limpeza e a traçar um caminho por dentro da mata. O secretário de Esportes, Macedo, ficou sabendo e nos incentivou. O pessoal da prefeitura veio e fez a limpeza do terreno e isso nos motivou ainda mais”, disse o ciclista da Funvic.

A pista tem aproximadamente 3 km de extensão, podendo chegar a 4 km, e conta com obstáculos naturais do terreno e outros criados pelos idealizadores do projeto. Ela ainda está em construção e deverá ser concluída em breve, mas, já é possível pedalar por boa parte do seu percurso.

Víctor explica que a pista poderá ser usada por iniciantes e atletas experientes. “Era um espaço sem utilização e agora já ganhou vida. A pista poderá ser usada por iniciantes e por ciclistas mais experientes. Nosso objetivo é que isso transforme em um ponto de encontro e lazer para os amantes do mountain bike, principalmente depois que o prefeito Isael Domingues veio conhecer e aprovou nossa ideia”, disse.

O diretor técnico da Funvic/Pindamonhangaba, Francisco Manzo, parabenizou os dois ciclistas pela iniciativa, ressaltando que ações sociais e de preservação do Meio Ambiente, também fazem parte das premissas da equipe.  “Gostaria de parabenizar o Euller e o Víctor pela excelente iniciativa, dando vida a um lugar que estava praticamente abandonado. Ações sociais e a preservação do Meio Ambiente também fazem parte dos valores da equipe e uma ação como essa realça muito esse compromisso da equipe de ciclismo de Pindamonhangaba”.

A pista de MTB XCO fica às margens da avenida major Domingos Marcondes de Andrade, após o túnel da linha férrea, no sentido Jardim Mariana/Mombaça.

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Ligue agora para mais informações

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Federação Paulista de Ciclismo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.