Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Óculos de ciclismo: Dentro ou fora do capacete?

Para começar, não há estudo científico que confirme se é melhor usar as hastes dos óculos fora ou dentro das tiras de ajuste do capacete, então tudo começa com a experiência de milhares de ciclistas ao longo dos anos.

Foto: © Scott

Embora no ciclismo de montanha o capacete tenha sido utilizado desde o início da modalidade, no ciclismo de estrada a imposição do uso de capacetes em competições começou em 2003. Assim, podemos dizer que os primeiros a experimentar a combinação de óculos e capacete foram ciclistas de montanha.

Mas isso é apenas uma curiosidade e, durante anos, tem sido muito comum encontrar um ciclista profissional com as hastes dos óculos fora do capacete. Por quê?

O principal motivo é a facilidade de removê-los e colocá-los rapidamente ao pedalar, pois é mais fácil colocar as têmporas fora das correias do que inserir as duas no interior. Mas essa não é a única razão.

Na maioria dos capacetes, as tiras de ajuste estão mais próximas do rosto, portanto é mais seguro colocar os óculos do lado de fora. No caso de um galho ficar preso nos copos, sem sair, eles podem ser facilmente destacados sem nos fazer cair.

E, finalmente, é a única maneira de fazer com que a marca dos óculos apareça e faça seu patrocínio. Mas isso fica apenas entre os pilotos profissionais.

E você, como usa seus óculos de ciclismo?

Fonte: https://www.brujulabike.com/gafas-ciclismo-por-fuera-o-por-dentro-casco/

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações