Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

PROVA “TROFÉU ANÉSIO ARGENTON”/ RANKING PAULISTA DE CICLISMO ABRIU A COPA SÃO PAULO DE CICLISMO 2021

Tradicional evento em comemoração aos 204 anos de Araraquara homenageia o maior ciclista para provas de pista do país de todos os tempos.

Fonte: Assessoria de Imprensa – CSPC/FPC.

Araraquara (SP) – Nesse último domingo dia 22 de Agosto a cidade de Araraquara recebeu mais uma edição da tradicional Prova Ciclística “Troféu Anésio Argenton”/ Etapa de Abertura da Copa São Paulo de Ciclismo 2021, evento que integrou as comemorações de aniversário da cidade que completou 204 anos nesse dia 22 de Agosto. O palco para as disputas foi o também tradicional circuito da Via Expressa, no centro da cidade, em um circuito misto de 3,06 Km de extensão por volta, onde os ciclistas não mediram esforços para apresentar um ciclismo de elevado nível técnico em cada uma das 9 categorias oficiais da Copa.

Em um domingo de sol e tempo aberto, com muito vento e seco, característicos dessa época do ano em Araraquara, o evento marcou o retorno das competições oficiais da Copa São Paulo de Ciclismo, um dos maiores campeonatos de ciclismo por etapas do país, e foi válida para o Ranking Paulista de ciclismo 2021, após um hiato de um ano e meio sem competições oficiais, devido à situação da pandemia do novo coronavírus, onde reuniu ciclistas e suas equipes de várias localidades do Estado de São Paulo, que vieram para a disputa dessa importante prova e tê-la em seu currículo.

A Prova homenageia desde o ano de 1998, o maior ciclista brasileiro para provas de velódromo de todos os tempos, o araraquarense Anésio Argenton, patrono da Prova, ele que é o melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas (Roma, 1960 – 5º colocado na Prova de Velocidade), único medalhista de Ouro do ciclismo brasileiro em Jogos Panamericanos (Chicago, 1959), dentre outras conquistas históricas como a vitória no campeonato Sul Americano de Caracas também em 1959, superando o então recordista mundial da Prova do Quilômetro contra o relógio, o ítalo-venezuelano Demichelli; além de vários títulos brasileiros, paulistas e de Jogos Abertos do Interior.

Na categoria Elite masculina (19 anos acima), a principal categoria da Copa, os ciclistas araraquarenses da equipe Nacional Bikes/ Fundesport dominaram a prova ficando com as quatro primeiras colocações da prova, com o campeão Victor Eduardo Fusi, seguido de Lucas Paulo Ribeiro em segundo, Rafael Vieira de Toledo em terceiro e Rafael César Generoso na quarta colocação, como o tempo de 1h 30m 34s. Na categoria Feminino Open (única e livre idade), vitória da ciclista de São Joaquim da Barra-SP, Carolina Ferreira (Avulsa), com o tempo de 1h01m32s e 36,7 Km percorridos, seguida de Lusuelen Domingues da Silva da equipe Nacional Bikes/ Fundesport/ Araraquara e de Ana Paula Finco Silva da ABEC/SSP/ Rio Claro, terceira colocada.

Entre as categorias de base, na Open Juvenil/Junior (18 anos abaixo), vitória de Gabriel Albini Dias, da equipe SEME/ S.F. Racing/ Santa Bárbara D´Oeste-SP, com o tempo de 1h05m15s e 42,8 Km percorridos, seguido de Caio Augusto Rossi (Avulso) e de Danilo José Morconi, da equipe Sportix Racing de Barretos-SP. Já entre os “veteranos” do ciclismo, na categoria Master A (30 a 39 anos), a vitória ficou com Geraldo Cerniato Junior, da Nacional Bikes/ Fundesport/ Araraquara, com o tempo de 1h25m30s, seguido de Gregory Cinto, da equipe Roma/ Curuçá de Laranjal Paulista na segunda colocação e de Marco Roberto Roza, também da equipe araraquarense, na terceira colocação.

Os demais campeões da Prova Ciclística Anésio Argenton 2021/ Copa São Paulo de Ciclismo em suas respectivas categorias foram:

– Categoria Sub 30 (19 a 29 anos): Lucas Gomes Couto (Ciclismo São Carlos/ São Carlos-SP) – 1h14m10s;

– Categoria Master B (40 a 49 anos): Hamilton Fernandes Souza (Team Barra Bonita de Ciclismo) – 1h23m15s;

– Categoria Master C (50 a 59 anos): Ivan Roberto de Oliveira (SEME/ S.F. Racing/ Sta. Bárbara D´Oeste-SP) – 1h04m24s;

– Categoria Master D (60 anos acima): João Batista de Toledo (Sport Bike/ Rio Claro-SP) – 55m10s;

– Categoria Mountain Bike (única e livre idade): Everton Fernando (Avulso) – 55m36s;

– Iniciantes da cidade de Araraquara (única e livre idade): Pedro Henrique Meneguetti Rodrigues – 05m28s.

Além da bela premiação personalizada da Prova, foi distribuída uma bonificação em dinheiro para os primeiros colocados de seis categorias, conforme os critérios dos organizadores, além de um kit da Probiótica suplementos para o primeiro colocado das categorias Elite Masculina e Feminino Open.

A Prova seguiu todos os protocolos sanitários municipais e estaduais relacionados à Covid 19, e teve a realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Fundesport, com patrocínio geral da Copa São Paulo de Ciclismo da Sodbike, roupas e acessórios para ciclismo, patrocínio local de Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada e apoios pontuais da Plataforma Foco Radical e Fotop (fotos), VG Filmagens e Edições (drone), Grupo Morgado e TV Pretão (canal Youtube). A organização foi da GT Eventos Esportivos, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo.

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações