Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Shimano se une a ONG e poder público em limpeza de praia no Guarujá

Empresa está ao lado da ONG Projeto Ondas, do ex-surfista profissional Jojó de Olivença, e da prefeitura em ação na praia da Enseada nesta sexta-feira (27)

Janeiro, 2023 – Iniciativa pública, privada e sociedade civil unidas em prol do meio ambiente como solução para um futuro melhor. Esse é o Beach Cleanup na Praia da Enseada, evento de coleta de lixo com crianças de comunidades locais, que ocorre nesta sexta-feira (27), a partir das 10h, na sede da ONG Projeto Ondas, do ex-surfista profissional Jojó de Olivença, que promove a iniciativa em parceria com a Shimano e apoio da prefeitura do Guarujá.

A Shimano oferecerá toda a estrutura para a atividade desta sexta-feira, montando uma  tenda, com mesa de lanche e hidratação naturais para promover bons hábitos entre os participantes, além de exposição de equipamentos de pesca. A ação de coleta de lixo na praia com as crianças terá a consultora ambiental Marianna Mennato como coordenadora.

O Beach Cleanup na Praia da Enseada faz parte do movimento de atenção à preservação do meio ambiente, o Pedal das Capivaras – Pela despoluição de Rios e Mares, que envolverá também um passeio ciclístico no sábado (28). O evento começou há 12 anos e em 2023 marcará a celebração do projeto de conscientização da importância da despoluição do Rio Pinheiros, em São Paulo, e será também um lembrete de que este processo precisa continuar.

Vamos invadir sua praia – Para Jojó de Olivença o Beach Cleanup vai impactar todas as praias do Guarujá e será referência para outras localidades do Brasil. “Esse evento vai acontecer em uma época importante, quando o litoral está lotado e, consequentemente, com resíduos, lixo, em abundância. Por isso é muito importante esse tipo de ação. Tenho certeza de que muitas pessoas serão impactadas. Além disso, as crianças do Projeto Ondas terão, mais uma vez, a oportunidade de receber informações e fortalecer a importância de ser um agente multiplicador. Tenho certeza de que será mais um marco na história do nosso projeto, desta vez em parceria com a Shimano.”

Shirley Costa Valentim, Gerente de meio ambiente da Prefeitura do Guarujá, faz coro com o ex-surfista. “Ações como essa são extremamente importantes para estimular uma mudança de comportamento, não só dos que participam da ação, mas também para os que tiverem a oportunidade de acompanhar, mesmo a distância. Infelizmente, o descarte inadequado de resíduos se tornou o grande vilão ao meio ambiente. O mais triste é saber que se não mudarmos essa realidade, daqui a alguns anos teremos mais plástico do que peixes nos oceanos”, afirma ela, que completa. “Todos nós somos responsáveis pelos impactos ambientais causados por esse tipo de descarte inadequado, mas com a união de forças podemos mudar essa triste estatística.”

Na capital – Neste sábado (28), o passeio ciclístico Pedal das Capivaras  – Pela despoluição de Rios e Mares terá concentração de 150 ciclistas no bicicletário do Shopping Market Place a partir das 8h30. Após um pequeno briefing e serviço de ajuste das bikes com equipe Shimano, todos seguem para o passeio de cerca de 10km, na Ciclovia do Rio Pinheiros. No retorno, haverá coffee break e distribuição/sorteio de brindes. O evento contará ainda com uma mini-palestra de Eduardo Rocha, coordenador de meio ambiente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A, sobre a “Evolução do processo de despoluição do Rio Pinheiros”. As inscrições para o Pedal das Capivaras eram gratuitas e encerraram na semana passada.

O Pedal das Capivaras – Pela despoluição de Rios e Mares tem organização da Shimano, Shopping Market Place e Clube SANTUU, com patrocínio da Decathlon, apoio da academia Bodytech e parceria com a ONG Projeto Ondas e o projeto #seulixomeu.

Fonte: ZDL

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações