Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Uma história interessante: Monark Futura

Extraído do site Revista Bicicleta

A História da Bicicleta no Brasil foi marcada por grandes episódios de muita garra e superação, além de outros menos dignos que envolveram a criação de algumas dificuldades para um ou mais concorrentes, geralmente pequenas fábricas que produziam boas bicicletas.

Na verdade, sempre fora uma atitude corriqueira de duas empresas na busca da monopolização do mercado de bicicletas, que perdurou durante algumas décadas do século passado. O fatídico “gran finale” que fechou esse período foi o encerramento das atividades da “Bicicletas Peugeot do Brasil S/A”, cujo complexo industrial estava instalado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Essa é uma história que um dia precisa ser contada por inteiro.

Por agora, vamos falar de um modelo de bicicleta bastante curioso que é esta Monark Futura, cujo quadro, bem como as alterações feitas na estrutura da parte traseira para adaptação dos paralamas e o bagageiro, ambos redesenhados, guardam muita semelhança com a “Turismo 3, feminina” da Peugeot.

O sistema de freios dianteiro e traseiro, inclusive quanto à forma de passagem dos cabos, são exatamente iguais. A única diferença que destoa do conjunto é o movimento central tipo monobloco, que nas Peugeots são de rosca interna de 34,7 mm; e o pedivela, fixado no eixo através de chavetas. Os aros também são na mesma medida para pneus 26 X 1.1/2 X 1.3/4. Para complementar as semelhanças, o guidão é do tipo reto e aberto nas extremidades; modelito tipicamente francês. Outra mudança – pouco criativa e esteticamente feia – foi a inversão do cachimbo do selim, cujo parafuso de fixação do selim (travamento) está virado para frente. Apesar das poucas diferenças e muitas semelhanças com as francesas, esta Monark Futura é uma bicicleta muito agradável de pedalar.

Ficha Técnica

Bicicleta Monark Futura, modelo feminino, aro 26, ano 1981.
Origem: Brasil.
Condição: Original/reformada. Acervo: MuBi.

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações