Image Alt

Federação Paulista de Ciclismo

Zanardi sofre acidente grave e passa por neurocirurgia

O italiano Alessandro Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy e campeão paralímpico, sofreu um grave acidente nesta sexta-feira, 19, ao chocar-se contra um caminhão quando disputava uma prova de paraciclismo na cidade italiana de Pienza, na província de Siena.

Segundo informações da imprensa local, seu estado depois do acidente era gravíssimo, e o atleta foi levado para o hospital de helicóptero com inúmeros traumatismos, inclusive uma grave lesão na cabeça. O atleta teria passado por uma neurocirurgia e segue internado na UTI do hospital Santa Maria alle Scotte di Siena, em Siena – seu estado ainda é avaliado como “muito grave”.

Segundo o jornal La Repubblica, Zanardi permaneceu consciente e respirando sozinho do momento do acidente até o resgate.

Zanardi participava de uma das etapas do Obiettivo Tricolore (Objetivo Tricolor), prova que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão, bicicletas ou cadeiras de rodas olímpicas. Os participantes realizavam deslocamento entre duas etapas e passavam pelo km 146 da estrada entre Pienza e San Quirico d’Orci quando o incidente aconteceu.

Responsável por operar Alessandro Zanardi após o grave acidente sofrido pelo italiano nesta sexta-feira, o neurocirurgião Giuseppe Olivieri afirma que a cirurgia foi realizada porque após análise, a equipe estava convicta de “que valia a pena tentar salvá-lo”.

Apesar disso, Giuseppe Olivieri, médico responsável pela operação cerebral de Zanardi, afirma que sua condição só poderá ser avaliada quando, e se, Zanardi despertar do coma induzido. A cirurgia aconteceu porque após análise, a equipe médica se convenceu de “que valia a pena tentar salvá-lo”.

“O paciente possui parâmetros hemodinâmicos e metabólicos estáveis, mas segue intubado e respirando com a ajuda de aparelho. O estado de saúde ainda é grave”, afirmou o médico.

Ex-piloto da Fórmula 1 , Zanardi se dedica ao ciclismo de mão desde 2007, tendo quatro medalhas de ouro olímpicas. Sua carreira como piloto foi interrompida justamente após um acidente na Formula Indy, quando teve ambas as pernas amputadas depois de rodar na saída do box e ser atingido lateralmente.

Fonte: pedal.com.br

Add Comment

Fale com a gente

A federação está iniciando um novo ciclo que pessoas fantásticas

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Ligue agora para mais informações