CBC suspende competições no Brasil até 31/12
A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) suspendeu o calendário de competições até o dia 31 de dezembro por causa da evolução da pandemia coronavírus no Brasil. “Ações adotadas devido a evolução da pandemia reiteram a responsabilidade social da CBC e a segurança integral de todos os envolvidos na modalidade”, informa o comunicado oficial.
“Diariamente, a Confederação Brasileira de Ciclismo tem acompanhado atentamente a evolução da atual pandemia seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde, além de avaliar criteriosamente os protocolos da União Ciclística Internacional (UCI)”, diz o documento.
“Porém, a evolução do Covid-19 no Brasil exige um planejamento técnico com cuidados específicos para cada período da pandemia. Desta forma, diante de uma emergência de saúde pública e sem vislumbrar um cenário favorável e seguro para realização de eventos, pelo menos, até os próximos meses, a confederação, pensando na saúde e bem-estar de atletas, dirigentes e demais atores envolvidos nas competições, decide adotar as seguintes determinações:
1 – Suspender o CALENDÁRIO NACIONAL até 31/12/2020;
2 – Cancelar o RANKING NACIONAL 2020;
3 – Cancelar o Campeonato Pan-americano de Mountain Bike Downhill, previsto para acontecer na cidade de Sapiranga (RS), em setembro;
4 – Suspender por tempo indeterminado o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Marathon, previsto para ocorrer em agosto, na Lagoa da Prata (MG);
5 – Adiar o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, inicialmente previsto para setembro, e depois realocado para novembro, na cidade de Leme (SP);
6 – Cancelar todas as competições internacionais do Ranking UCI realizadas no Brasil até 31/12/2020.
Obs. : Os Campeonatos Brasileiros suspensos ou não listados estão sob análise da confederação e logo em breve será anunciada uma posição sobre as suas realizações, assim como a situação da Bolsa Atleta que aguarda decisão da Secretaria Especial do Esporte. Já os atletas que foram campeões de 2019 no Ranking Nacional e também nos campeonatos brasileiros já cancelados permanecem com o título até 2021.
Para aqueles já inscritos nos eventos citados, orientamos que procurem diretamente os organizadores afim de solucionar qualquer tipo de dúvida.
Estejam certos de que lamentamos profundamente ter que anunciar decisões tão impactantes para todos nós. Entretanto, o motivo de força maior justifica o cumprimento da nossa responsabilidade social e segurança integral dos envolvidos.
Seguiremos atentos e acompanhando a situação de perto. Qualquer nova determinação, estaremos comunicando imediatamente através dos nossos canais. Contamos com a compreensão e solidariedade de todos para atravessarmos juntos esses momentos difíceis.”