Governo da Lituânia incentiva população a destruir o carro e oferece 1.000 Euros pra comprar bicicleta
A Lituânia quer um país mais verde e o governo está a incentivar a população a trocar os automóveis a combustíveis fosseis por bicicletas, trotinetes ou ciclomotres eléctricos com incentivos até 1000 euros.
O projeto verde começou há duas semanas e já centenas de pessoas pediram para fazer a troca.
O ministro adjunto do Ambiente do país explica que o processo passa pela destruição do antigo veículo, e só depois pela compra do novo.
“Primeiro, é preciso destruir o carro e obter um certificado de uma empresa que destrói o carro. Depois, pode comprar-se uma bicicleta, uma bicicleta elétrica, uma trotinete – até um carro, pois existem medidas mais amplas. Gostaríamos que os moradores usassem o transporte público para que, nas cidades maiores, fosse possível comprar passes de autocarro anuais ou mesmo plurianuais “, admite Marius Narmontas.
As compensações chegam a 400 euros por trotinete ou bicicleta, 700 euros por bicicleta elétrica e 1.000 euros por ciclomotores elétricos.
Além deste incentivo, e para quem prefere usar os transportes públicos, poderá receber até 310 euros pelo passe anual.
Para este projeto andar sobre rodas ‘menos poluentes’, o governo destina até 2021 cinco milhões de euros, o mesmo valor que já tinha destacado para o incentivo na compra de automóveis eléctricos.